quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Afinal, porque ajudar ao próximo?

"Caridade ensinada melhora os ouvidos. Caridade praticada aprimora os corações." (Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)

Afinal, porque ajudar ao próximo?

Seria muito fácil se, na nossa vida, nós não precisássemos de ninguém; sem nenhuma ajuda ou nenhuma dificuldade, somente você resolveria todos os problemas, não só seus mais também do mundo e principalmente dos outros, tipo fome, roubo, corrupção, entre outros que acontecem freqüentemente e que vemos nos jornais todos os dias.

Em menos de vinte dias de um ano novo mais de oitocentas pessoas morreram soterradas por causa de um deslizamento de terra que destruiu três cidades inteiras; agora me diga, alguém conseguiria dar um fim em todos esses problemas, em todos os danos causados nas pessoas, nas famílias, nas crianças que perderam seus pais... NÃO, nem mesmo a nova presidenta eleita Dilma Rousseff.

A questão não é recuperar tudo de volta, construir uma nova cidade, abrigar as pessoas que perderam suas casas e sim unir as pessoas, fazer umas pensarem nas outras e se colocarem no lugar delas. Mas o ato de Caridade não é tão simples assim, temos que saber fazer a Caridade; é fácil sentir pena ou compaixão por alguém, mas é difícil saber se você esta fazendo a coisa certa. Você tem que perceber que aquela pessoa merece a sua atenção e que ela será grata, e perceber que esta pronta para receber e também a fazer uma boa ação. Temos que pensar nisso não só nesses casos, temos que pensar assim em tudo, na nossa vida inteira. Realmente fazer Caridade não é necessidade, mas ela te inspira.

Ajudar ao próximo seria tornar o mundo melhor, quem nunca pensou que pudesse ser diferente? Quem nunca pensou em mudar o mundo? Tornar nosso mundo, nossa vida em algo menos exagerado demais, menos egoísta? Ajudar não é ter vergonha, não é se rebaixar e não é ter medo.

Julinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário