segunda-feira, 27 de junho de 2011

O perdão

“Há duas maneiras de perdoar:
•Sem pensar no que passou evitando com delicadeza ferir o amor-próprio e os sentimentos do agressor;
•Estender a mão ao ofensor.”
                                                                            O evangelho segundo o espiritismo-Allan Kardec

A gente pode pesquisar, olhar em livros de auto ajuda, seguir um passo a passo de como perdoar... tentar de alguma maneira chegar ao perdão, dizer que perdoou alguém e, no fundo, saber que não perdoou.
É muito fácil dizer que você perdoa alguém, mas diz que nunca mais quer ver essa pessoa, mesmo estando convicto de que você realmente perdoou, ou, então, diz que perdoou e trata mal quem te feriu.
Sejamos sinceros,isso não é perdoar.
Quando não se perdoa, fica guardada aquela mágoa ou rancor da pessoa. Parece que o coração fica pesado, pesado... e estes sentimentos acabam nos fazendo mal. Primeiro por estarmos sentindo  ou pensando coisas tão ruins sobre alguém e também porque parece que você fica preso a este sentimento.
O bom pensamento dirigido a alguém nos traz paz. Não importando se este te fez algum mal, o pensamento ruim de vinganças, nos leva a amargura e a termos um peso grande em nosso coração, que vem a tona com esses outros pensamentos que não nos trarão felicidade.
Agradeça àquele que te fez mal. Este mal te fará crescer e aprender, utilizando sempre os ensinamentos de Jesus.
Isto é uma prova de que você realmente utiliza o evangelho em seu dia-a-dia.
O verdadeiro perdão se reconhece mais pelos atos do que pelas palavras.
Camilinha

terça-feira, 10 de maio de 2011

A Estrela

Você é como uma estrela, sempre bela e brilhante no céu escuro e sombrio, a única que brilha com intensidade, e chama minha atenção.
Apesar de eu estar preso ao meu pequeno planeta, eu sonho com o dia em que poderei visitar tal estrela, no entanto sei que as estrelas estão a milhões de anos-luz de meu planeta, imagino que esse seja nosso defeito como humanos, queremos aquilo que é impossível.
Quando de repente tive uma idéia! E se eu conseguisse fazer meu pequeno planetinha brilhar como uma estrela? Talvez essa estrela pudesse me ver, e talvez com muita sorte, talvez ela também imagine como seria poder se encontrar comigo.
Com tais pensamentos na cabeça, comecei a fazer velas e mais velas produzir lampadas e fogueiras, qualquer coisa que fizesse meu pequeno planeta brilhar, a cada dia eu adciono um foco de luz e espero, espero que um dia o brilho que me esforço tanto em criar chegue em você.

Lucas Ferrari

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Nossa essência

Às vezes sentimos que perdemos quem somos no caminho, mas basta lembrar-se de nossas qualidades e defeitos, que são coisas que não podemos copiar dos outros. Talvez nós nos esqueçamos delas, mas elas estão sempre dentro de nós, definindo quem somos. Talvez passemos por mudanças e melhoremos e ate perdemos alguns defeitos, mas as qualidades nós não perdemos  independente do que estivermos sentindo.
As qualidades são como cicatrizes, elas estão sempre lá, diferenciando – nos dos outros, nos tornando únicos.
Na vida temos nossos modelos e inspirações, algumas pessoas mais outras menos, mas ninguém conseguiria passar pela vida sem o apoio, o exemplo e o amor das outras pessoas.
Independente do que aconteça, nossas qualidades estarão sempre conosco, fazendo com que sejamos nada mais além de nós mesmos.
Isa

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Tempo

Há tempos não se escreve nesse singelo espaço. Há tempos não se expressa, por meio de palavras, sentimentos e pensamentos únicos e coletivos. Desde 25.03.2011.


Hoje, no entanto, volta-se a escrever aqui. 02.05.11. Um dia após vivermos momentos inesquecíveis, registrados pelas lentes das câmeras fotográficas e, principalmente, por nossos alegres e voluntariosos corações.


Corações, que nesses últimos quarenta dias têm aprendido o sentido das palavras fraternidade, amor, esperança, perseverança, fé.


Houve um momento em que fomos postos à prova, e em que podíamos vacilar, desistir de tudo, jogar tudo para o alto, chutar o balde e seguirmos nossas vidas como se nada tivesse acontecido.


Mas tivemos brio, não fomos covardes e, de peito aberto, com a cara e a coragem que temos, fomos à luta.


Em silêncio, começamos a TRABALHAR e, assim, aprender o significado prático das palavras acima citadas.


Em silêncio, acolhemos em nosso braços novos jovens cheios de amor e vontade de trabalhar e, assim, começamos a exercitar a FRATERNIDADE. 


Em silêncio, começamos a nos ENCONTRAR e, assim, aproveitar a vida, nos divertindo com as coisas simples da vida: uma roda de dança, uma fantasia, uma raspadinha, uma pizza, uma festa surpresa...


... em silêncio fomos nos unindo, nos conhecendo e nos fortalecendo.


E, em silêncio, chegamos ao último fim de semana.


Alegres, solícitos, amorosos, apenas querendo ajudar, estávamos lá, prontos a servir.


Doamos tudo o que pudemos. Fizemos o nosso melhor, saibam disso. E, em silêncio, fizemos MUITO BARULHO!


Carregamos cadeiras, cavaletes, tábuas, caixas e gelo. 


Limpamos cozinha, banheiros, lanchonete e corredores. 


Fizemos compras de última hora. 


Ficamos encharcados de suor, água e gordura de pastel. 


Vendemos doces, bolinhos, yakissoba, pastel e refrigerante. 


Arrumamos todo o espaço para os trabalhos do dia seguinte. 


Saímos extenuados, imundos, sem forças.


Mas foi INESQUECÍVEL!


Aprendemos mais um pouquinho sobre o que é trabalho voluntário, amar ao próximo, ajudar sem querer nada em troca.


E, o principal: fizemos TUDO ISSO BRINCANDO, NOS DIVERTINDO, FELIZES!


Em silêncio, mostramos nosso valor.


Em silêncio, mostramos a que viemos.


Em silêncio, desembainhamos nossos rodos, vassouras, aventais, panos, touquinhas, baldes e WAPs e fomos à luta!


Todos estão de PARABÉNS! Corajosos, lutadores, guerreiros!! O tempo sempre mostra as coisas certas, nos momentos certos.


É uma honra poder estar ao lado de vocês!


Sigamos, agora, firmes, confiantes e alegres no propósito que nos move e nos une.


Continuemos recebendo a TODOS de braços abertos.


Continuemos fazendo do Grupo Noel a casa de todos aqueles que buscam consolo, amizade, amor, carinho, esperança e fé.


Sigamos... apenas sigamos em frente!


Um forte e fraterno abraço a todos!


sexta-feira, 25 de março de 2011

Enloucrescer!

Escrever algo para que vocês leiam não é fácil... é preciso pensar, repensar, trepensar em um tema.

Escolhido o tema, é preciso encontrar o ponto de partida para desenvolvê-lo sem errar a mão para que a leitura de vocês flua sem ficar cansativa, chata, pesada.

E eu, particularmente, gosto de escrever para trazer à baila reflexões... sobre a vida, sobre o mundo em que vivemos, sobre o passado, o presente, o futuro, sobre o caminho que estamos dando às nossas vidas e ao nosso planeta...

... e quando paro para pensar nessas questões, invariavelmente me aparece na frente uma poesia, uma música ou uma situação que me dão aquele estalo, e me fazem achar o tema e o tom que estava buscando para escrever.

Foi assim para este post. Quantas vezes nós não nos queixamos da vida? Quantas vezes nós só enxergamos o lado ruim de uma situação? É recorrente o ser humano se comportar assim.

Mas, será que só nós temos problemas?? Aliás, será que aquela queixa ou reclamação que estamos fazendo não é exagerada para a situação??

Quanta gente não vive ou passa por situações muito mais difíceis e delicadas que as nossas e as encaram com um belo sorriso estampado no rosto, sem medo de ser feliz?

Alegria, alegria... é o que nos falta!! Viver a vida, por vezes, sem lenço nem documento, sem medo, somente pelo simples prazer de viver!! Encarar a vida com menos pesares ou queixumes.

Problemas... barreiras e dificuldades, sejam de que ordem for, todos nós temos. Eles são inerentes e necessários para que aprendamos e evoluamos, enquanto espíritos eternos que somos em busca da “perfeição”.

Se essas barreiras e dificuldades se tornam problemas, é porque nós fazemos isso. É questão de consciência, de pensamento, que cria os problemas e, também, as soluções. Gandhi, uma vez ensinou: “A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência

Precisamos aprender a sorrir mais! A curtir mais a vida, sem medo de sermos felizes!! Felicidade não se compra, não se pede emprestada, não se dá; mas ela pode ser encontrada por aí, em qualquer esquina, prateleira de supermercado ou dia ensolarado. O motivo: ela reside dentro dos nossos corações, é um estado de espírito; e para fazê-la brotar dos nossos corações, basta levarmos a vida com mais leveza, suavidade e tranqüilidade.

Portanto, fica aqui uma sugestão: dispa-se dessa roupa escura e triste que te veste. Vista-se de felicidade, enfeite-se com alegria e solaridade, calce sandálias feitas de amor e bondade e SORRIA! Ou, como uma vez sugeriu Carlos Drummond de Andrade: ENLOUCRESÇA!!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Prece de Intercessão

Primeiramente, acho importante pensar em todo tipo de prece. Grosseiramente, por falta de melhor exemplo, podemos comparar as preces com ondas eletromagnéticas. Estas se diferem apenas por sua energia. Raios X e gama, altamente energéticos, possuem a habilidade de destruir células cancerígenas. Porém, se formos tratar o câncer com ondas de rádio, não obteremos o efeito desejado, devido à energia ser insuficiente.

Algo semelhante ocorre com a prece. Quando feita com sinceridade e nossos melhores sentimentos de caridade, amor e fraternidade, ela é capaz de alcançar esferas celestiais, onde espíritos elevados irão, de bom grado, atender tão sublime pedido. Mas o mesmo não ocorre quando proferimos algumas palavras decoradas, sem sentimento ou fé, sem ao menos nos ater ao que as palavras da bela oração dizem. De fato, como podemos esperar auxílio se, inicialmente, faltou de nossa parte colaboração para que o intercâmbio com o invisível ocorresse?

A oração de intercessão será atendida se estiver de acordo com as Leis Naturais, que são imutáveis, e for o melhor para o favorecido. O Evangelho Segundo o Espiritismo (cap. 17 – 7) coloca que:

O homem, geralmente, só vê o presente; ora se o sofrimento é útil à sua felicidade futura, Deus o deixará sofrer, como o cirurgião deixa o doente sofrer as dores de uma operação que deverá curá-lo.

Não haveria, para nós, mérito algum se Deus resolvesse todos nossos problemas. Mas ao suplicarmos Seu auxílio, Ele nos concede coragem, paciência e resignação. Através da sugestão de benfeitores, poderemos compreender como superar as adversidades por nós mesmo.

Um bom exemplo de como realizar uma prece de intercessão eficaz e de como o plano espiritual age para atendê-la está no livro “Dramas da obsessão”, pelo espírito de Bezerra de Menezes, psicografado por Yvonne A. Pereira. Na segunda história deste livro, o Dr. Bezerra foi chamado para prestar auxílio, devido à prece fervorosa de uma cristã, a uma jovem em doloroso trabalho de parto. Fica a dica.

Anna Raquel

segunda-feira, 7 de março de 2011

A primeira oração

A primeira oração

Eu não me lembro como aconteceu, mas de repente eu estava conversando com alguém que eu não conseguia ver, mas que sabia que estava ali.
Era uma conversa de um filho que com inocência e coração aberto, pede algo a seu pai.
Uma conversa que sempre começava com "Papai do céu...".
Foi assim que eu aprendi a falar com Deus. E se quer saber a verdade: é assim que bato um papo com ele até hoje antes de dormir.
Acho que se eu tivesse de descrever Deus ou falar da minha relação com ele, eu seria bem preciso: ele é igual ao meu pai. No meu dicionário, a definição de Deus seria:

Deus: s.m. 1. Pai bacana e presente, que apóia o filho mesmo que ele faça besteira. Está sempre ao lado para incentivar nos sucessos e percalços do caminho. Tem paciência para ensinar e orientar, mesmo que a recíproca não seja verdadeira. Procura atender todos os pedidos do filho quando possível. Sempre bem humorado. 2. Amor incondicional. 3. Guia. Nos leva pela mão para o que é melhor para nós. E mesmo que a gente discorde no presente (enquanto não enxergamos o todo) no final concordamos com ele.

Cada um tem a sua maneira de enxergar o pai maior e também uma maneira única de falar com ele, de fazer uma prece. Alguns mais sérios, outros mais descontraídos. No final as palavras em si são o menos importante.
O que importa de fato é a ligação com o plano superior. É estabelecer uma conexão de fé sincera, agradecer por nossas vidas e vibrarmos por nós mesmos e pelo próximo.
Fazer essa ligação é um hábito importante, que nos transforma em pessoas melhores, por limpar nossos pensamentos e nos envolver em luz.
Se você não tem o costume de trocar uma ideia com o pai maior, experimente, afinal deve ser meio cansativo para ele ficar falando sozinho... e olha que ele nem reclama ou deixa de estar ao seu lado!

André Lorenz

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pai Nosso

Pai Nosso

 Sobre o tema desse mês, eu encontrei um texto que, pessoalmente , eu achei muito bom. É a quarta lição do livro : 52 Lições de Catecismo Espírita, de Eliseu Rigonatti. A lição se chama Pai Nosso:
“As preces que nos beneficiam são aquelas que saem do fundo de nosso coração.
Não há formulas para as preces; cada um deve dirigir-se ao Pai fazendo o seu pedido com palavras simples e sinceras.
- Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha  a nós o teu reino; seja feita tua vontade, assim na terra como nos céus; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; perdoa as nossas ofensas assim como nós perdoamos os nossos ofensores; não nos deixe cair em tentação e livra-nos do mal. Assim seja.
                Essa prece indica os nossos deveres para com Deus, para conosco e para com nosso próximo.Vamos estudá-la:
- Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome.
É nosso ato de adorar o Pai cuja presença enche o Universo inteiro e cujo nome é santo e mereccedor de todo o nosso respeito.Por isso não devemos pronunciar tão sagrado nome a todos os momentos e por qualquer motivo.
-Venha  a nós o teu reino.
É um pedido que fazemos ao Senhor para que a Terra se transforme em um mundo de paz e de felicidades.
-Seja feita tua vontade, assim na terra como nos céus.
Deus sabe o que mais convén a cada um de seus filhos.Curvemo-nos, pois, à sua vontade como filhors obedientes que devemos ser.
-O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.
Deus é quem nos pode dar o que necessitamos.
A  Ele pedimos o nosso alimento.Pedimos o pão material que alimenta o nosso corpo e o ganhamos pelo nosso trabalho honesto; e pedimos o pão espiritual que alimenta o nosso espírito e o ganhamos com a nossa obediência às leis divinas.
-Perdoa as nossas ofensas assim como nós perdoamos os nossos ofensores.
Se nós não perdoamos os que nos ofenderem não poderemos merecer o perdão de Deus.Logo, para merecer-mos o perdão de Deus é preciso que perdoemos o mal que os outros nos fizerem.
-Não nos deixe cair em tentação e livra-nos do mal.
Por essas palavras nós pedimos a Deus que fortifique o nosso ânimo para que possamos resistir aos maus conselhos e não permita que pratiquemos o mal.
-Assim seja.
Queremos dizer que tudo seja feito segundo o nosso merecimento aos olhos de Deus.”
Do que é feita uma oração? De palavras? De sentimentos? Será que se soubermos o que significa cada linha do Pai Nosso, o Senhor irá nos ouvir melhor?
Eu acredito que a resposta é, não. Uma oração não é só  feita de palavras, nem mesmo só de sentimento, e só saber o que cada trecho significa, não quer dizer que de alguma forma, você abriu um canal direto com o Senhor.
Vejo a prece, como uma integração dessas três, importantes, etapas. Pois quando se é novo, é preciso decorar as palavras e repeti-las várias vezes antes de poder colocar seus sentimentos nelas, e só depois, quando estamos seguros é que a interpretação da prece faça mais sentido para nós.
Contudo, a compreensão da oração, não a faz ficar melhor, acredito que ao entendermos o que estamos falando ao orar e perceberemos a pureza do significado das palavras que invocamos, teremos mais tranqüilidade ao focar nossos sentimentos, desejos, e pedidos.
Por isso, ao oferecer essa lição, não espero que toda vez ao rezar que você pense:Bom,” Pai Nosso”, eu estou falando do ato de adorar o Pai.... Mas espero que com o conhecimento do significado e da força que sua oração tem, você saiba que mesmo a mais simples das suas preces, se for sincera, irá ajudar muita gente!
Com Amor,

Aninha

domingo, 20 de fevereiro de 2011


17 - Intercessão

“Irmãos, orai por nós.” – Paulo. (1ª Epístola aos Tessalonicenses, 5:25.)

Muitas criaturas sorriem ironicamente quando se lhes fala das orações intercessórias.

O homem habituou-se tanto ao automatismo teatral que encontra certa dificuldade no entendimento das mais profundas manifestações de espiritualidade. A prece intercessória, todavia, prossegue espalhando benefícios com os seus valores inalterados.

Não é justo acreditar seja essa oração o incenso bajulatório a derramar-se na presença de um monarca terrestre a fim de obtermos certos favores.

A súplica da intercessão é dos mais belos atos de fraternidade e constitui a emissão de forças benéficas e iluminativas que, partindo do espírito sincero, vão ao objetivo visado por abençoada contribuição de conforto e energia. Isso não acontece, porém, a pretexto de obséquio, mas em conseqüência de leis justas. O homem custa a crer na influenciação das ondas invisíveis do pensamento, contudo, o espaço que o cerca está cheio de sons que os seus ouvidos materiais não registram; só admite o auxilio tangível, no entanto, na própria natureza física vêem-se árvores venerandas que protegem e conservam ervas e arbustos, a lhes
receberem as bênçãos da vida, sem lhes tocarem jamais as raízes e os troncos.

Não olvides os bens da intercessão.

Jesus orou por seus discípulos e seguidores, nas horas supremas.

(Pão Nosso - Emannuel, psicografado por Chico Xavier)

Iniciamos uma nova fase no blog. Um tema mensal, uma postagem por semana de um Noelito tecendo considerações acerca desse tema.

E o primeiro tema dessa nova fase é a lição acima, extraída do livro Pão Nosso. Nos próximos domingos (27/02, 06/03, 13/03 e 20/03) um Noelito passará por aqui para comentar sobre a intercessão, sobre a importância da prece, sobre o amor que precisamos colocar em movimento. Enfim, passarão por aqui para trocar com vocês, leitores do blog, conhecimento e experiência!

Aguardem e confiram!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Aos Noelitos

"Essa nova juventude
Mais jovem do que eu
Me traz na plenitude
O que sempre foi meu

Revivo o que já vivi
Lembro dos bons tempos
Momentos em que fui feliz
E que eu não esqueço

A vontade de escrever
Retorna, de repente
Se você quer viver
Vá essa jovem gente

E siga sempre em frente
Sem medo de ser feliz
Com a juventude se aprende
A nunca deixar de sorrir!"

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O bem para a comunidade

“Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor;
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;
Onde houver discórdia, que eu leve a união;
Onde houver dúvida, que eu leve a fé;
Onde houver erro, que eu leve a verdade;
Onde houver desespero, que eu leve a esperança;
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;
Onde houve...r trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois, é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna”.

(oração de São Francisco de Assis)

A oração de São Francisco de Assis nos faz compreender o nosso papel aqui na Terra. Francisco foi santificado por ter uma vida de doação. Abdicou do seu dinheiro e de sua influência para ajudar o próximo.

Essa passagem nos faz entender que não levamos nada dessa vida a não ser os ensinamentos, a cultura, e as amizades (o mais importante de tudo). Por isso, precisamos deixar de lado a nossa vaidade, o nosso orgulho para que juntos possamos construir um lugar melhor. Devemos ser solidários e leais uns com os outros.

Fazer o bem é sempre o melhor caminho e também o melhor ponto de chegada. Nós (eu, você e todo mundo) fomos escolhidos para ser canais e trabalhadores da luz, e não podemos deixar que a vaidade desnorteie a nossa jornada.  A nossa contribuição é importante, mas ela não nos faz superior a ninguém e, sim, igualitário. Para dar certo, temos que trabalhar em equipe, em comunidade.

Si

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

As coisas boas da vida.

Quem é que não sai de casa de manhã, faz o mesmo caminho todos os dias e nunca reparou em algo bonito e interessante no meio do caminho, até que alguém de fora chegou e te mostrou?

É, isso nos faz pensar como somos cegos para as coisas simples e belas, na maioria das vezes. Nos faz pensar que  entramos em uma bolha junto com nossos problemas e dificilmente conseguimos sair de lá. A vida seria melhor sem a bolha; certamente seria mais justa, faria mais sentido estarmos em um equilíbrio com nossos problemas e alegrias.

Mas a bolha não precisa existir, se começarmos a prestar atenção a nossa volta, deixarmos as coisas boas, bonita e tão simples entrarem no nosso dia a dia. Em um piscar de olhos ela deixaria de existir. Então, ria com os amigos, preste atenção em gestos bonitos e sinceros, veja a cor do céu na hora do pôr do sol, e como certa árvore fica linda quando está florida. Essas coisas não vão fazer os problemas desaparecerem, mas você vai ver como eles vão ficar muito mais fáceis de se resolver.

"Gostaria de dizer para você que viva como quem sabe que vai morrer um dia, e que morra como quem soube que viveu direito." Chico Xavier

Bia

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Amizade

Bem... hoje, postaremos uma pequena mensagem, em nome do Grupo Noel. Ela é curta, mas direta, objetiva e que nos leva a refletir sobre nossos atos e as consequências que eles geram. A mensagem abaixo foi recebida por uma companheira de jornada, de um casal que ficou muito grato pela ajuda e pelo apoio que essa companheira ofereceu a eles.

"Quando Deus abriu a janela do céu e me perguntou... Qual é o teu desejo para hoje filho?Respondi..."Senhor,por favor,cuida bem da pessoa que está lendo esta mensagem,pois ela é minha amiga..."

Boa Noite a todos!

Grupo Noel

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Dever e Trabalho

O compromisso de trabalho inclui o dever de associar-se à criatura ao esforço de equipe na obra a realizar.
Obediência digna tem o nome de obrigação cumprida no dicionário da realidade.
Quem executa com alegria as tarefas consideradas menores, espontaneamente se promove às tarefas consideradas maiores.
A câmera fotográfica nos retrata por fora, mas o trabalho nos retrata por dentro.
Quem escarnece da obra que lhe honorifica a existência, desprestigia a si mesmo.
Servir além do próprio dever não é bajular e sim entesourar apoio e experiência, simpatia e cooperação.
Na formação e complementação de qualquer trabalho, é preciso compreender para sermos compreendidos.
Quando o trabalhador converte o trabalho em alegria, o trabalho se transforma na alegria do trabalhador.
Pelo espírito de André Luiz - psicografado por Francisco Cândido Xavier.

Sei que é nossa (Noelitos) responsabilidade dar continuidade ao Grupo Noel, e que "os antigos jovens" deixaram em nossas mãos uma rosa brotando, da qual devemos cuidar. Para que isso ocorra, é necessário ter os jardineiros, que precisam rega-lá diariamente, fazendo com que ela cresça saudável. Esses jardineiros somos nós, os Noelitos, que a cada dia nos unimos mais e temos novas idéias de como fazer com que essa uma rosa vire um canteiro.
Quando recebemos essa missão, aceitamos e mergulhamos de cara em um mundo de responsabilidades que poucos de nós conheciam, e alguns até evitavam; mas logo após a primeira reunião percebi que, de fato, a união faz a força, e que no mundo há muitas coisas alem do que você enxerga, muitas coisas piores do que seus próprios problemas, muitas coisas alem de você e seu mundo.Passei a observar as coisas maravilhosas que o Grupo Noel faz às pessoas e percebi que, de fato, eu queria fazer parte de algo tão grandioso como o grupo.
Eu escolhi falar do texto "Dever e Trabalho", porque ele fala da atitude que devemos ter a respeito dessa missão, e como devemos leva-lá para um outro lado; que alem da responsabilidade existe a alegria que levamos aos outros e a nós mesmos.Então vamos cuidar do nosso canteiro para que possamos crescer e ampliar a maravilha que é o Grupo Noel.

Isa/Bella

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Existência de Deus

“Conta-se que um velho árabe analfabeto orava com tanto fervor e com tanto carinho, cada noite, que de certa vez, o rico chefe de grande caravana chamou-o á sua presença e lhe perguntou:

- Por que oras com tanta fé? Como sabes que Deus existe, quando nem ao menos sabes ler? O crente fiel respondeu:

- Grande senhor conhece a existência de nosso Pai Celeste pelos sinais dele.
- Como assim?-indagou o chefe, admirado. O servo humilde explicou-se

-Quando o senhor recebe uma carta de pessoa ausente, como reconhece quem a escreveu?

-Pela leitura.

-Quando o senhor recebe uma jóia, como é que se informa quanto ao autor dela?

-Pela marca dos ourives. O empregado sorriu e acrescentou:

-Quando ouve passos de animais, ao redor da tenda, como sabe, depois, se foi um carneiro, um cavalo ou um boi?

- Pelos rastros - respondeu o chefe, surpreendido. Então, o velho crente convidou-o para fora da barraca e, mostrando-lhe o céu, onde a Lua brilhava cercada por multidões de estrelas exclamou. respeitoso:

-Senhor, aqueles sinais, lá em cima, não podem ser dos homens!

 Nesse momento, o orgulhoso caravaneiro, de olhos lacrimosos, ajoelhou-se na areia e começou a orar também. ”

Essa mensagem fala da humildade, sabedoria e da existência divina que deve existir entre os homens de bem. Numa noite muito estrelada nós percebemos a existência da Lua no céu. A história nos traz muita reflexão e, principalmente, fala como a nossa vida é importante e fundamental.

E dentro dela devemos enfrentar nossos problemas. Mas vamos conseguir superar todos os obstáculos que a vida nos coloca com muita paciência e perseverança e com muito amor no nosso coração vamos levar a existência de Deus aos que necessitam de ajuda.

Precisamos refletir como existem pessoas ao nosso redor que precisam de carinho e amor como familiares, amigos, e companheiros.

É importante refletir que Deus é amor e está dentro dos nossos corações, pois somos
Seres divinos e estamos aqui para colocar em prática os ensinamentos de Jesus.

E qual é o maior mandamento da lei? É o de “AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS
COISAS E O PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS.

Gabi

História extraída do livro Pai Nosso
Psicografado por Chico Xavier

domingo, 30 de janeiro de 2011

Não Desista

Quantas vezes ouvimos frases do tipo “do que adianta só eu fazer tal coisa?” ou “não adianta eu ficar reclamando, nada vai mudar”?             

Quantas vezes não vemos as pessoas se conformando com certas situações porque acreditam que reclamar não vai adiantar? É comum encontrarmos pessoas assim (e até acabarmos assumindo algumas dessas atitudes) na nossa vida.

Lutar dá trabalho. Batalhar pelo que se acredita nem sempre é fácil. Às vezes dá vontade de desistir, principalmente quando batalhamos sozinhos. Mas, lá vai uma dica: nunca desista de lutar pelos seus valores. Pode parecer algo manjado e piegas de se falar, mas nem sempre nos lembramos disso. Sabe quando você acha que algo está errado na escola ou faculdade e todo mundo diz que não adianta brigar? Não se renda. Lute. Nem que seja sozinha. Mais vale uma voz dissonante na sociedade do que todos fingindo que concordam por terem preguiça de mudar. E, mostrando seu ponto de vista (mesmo que seja diferente do de todo mundo), você pode estar convidando – mesmo sem saber – outras pessoas a fazerem a mesma coisa.

Uma andorinha pode não fazer verão, mas pode tentar começá-lo.

Mandy

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Afinal, porque ajudar ao próximo?

"Caridade ensinada melhora os ouvidos. Caridade praticada aprimora os corações." (Emmanuel, psicografado por Chico Xavier)

Afinal, porque ajudar ao próximo?

Seria muito fácil se, na nossa vida, nós não precisássemos de ninguém; sem nenhuma ajuda ou nenhuma dificuldade, somente você resolveria todos os problemas, não só seus mais também do mundo e principalmente dos outros, tipo fome, roubo, corrupção, entre outros que acontecem freqüentemente e que vemos nos jornais todos os dias.

Em menos de vinte dias de um ano novo mais de oitocentas pessoas morreram soterradas por causa de um deslizamento de terra que destruiu três cidades inteiras; agora me diga, alguém conseguiria dar um fim em todos esses problemas, em todos os danos causados nas pessoas, nas famílias, nas crianças que perderam seus pais... NÃO, nem mesmo a nova presidenta eleita Dilma Rousseff.

A questão não é recuperar tudo de volta, construir uma nova cidade, abrigar as pessoas que perderam suas casas e sim unir as pessoas, fazer umas pensarem nas outras e se colocarem no lugar delas. Mas o ato de Caridade não é tão simples assim, temos que saber fazer a Caridade; é fácil sentir pena ou compaixão por alguém, mas é difícil saber se você esta fazendo a coisa certa. Você tem que perceber que aquela pessoa merece a sua atenção e que ela será grata, e perceber que esta pronta para receber e também a fazer uma boa ação. Temos que pensar nisso não só nesses casos, temos que pensar assim em tudo, na nossa vida inteira. Realmente fazer Caridade não é necessidade, mas ela te inspira.

Ajudar ao próximo seria tornar o mundo melhor, quem nunca pensou que pudesse ser diferente? Quem nunca pensou em mudar o mundo? Tornar nosso mundo, nossa vida em algo menos exagerado demais, menos egoísta? Ajudar não é ter vergonha, não é se rebaixar e não é ter medo.

Julinha

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Sublime Procura

Sublime Procura
Senhor Deus, eu Te procuro
como ave de grande porte,
que mesmo com céu escuro,
busca o espaço, alto e forte...

Para depois Te encontrar,
sobre a maciez de um ninho,
no suave pipilar
de um pequeno passarinho.

Uma frágil pitangueira,
um gigantesco carvalho,
ambos recebem de Ti
a mesma gota de orvalho.

Tu que estás nos céus imensos,
e na Terra p...equenina,
na experiência do homem,
na esperança da menina.

Dá que esta nossa tarefa
simples, humana e fraterna,
dê aos nossos companheiros
certeza de Vida Eterna.

E que hoje a nossa prece
seja uma esteira de luz,
levando as nossas almas
ao encontro de Jesus.

(Extraído do livro Remexendo na Gaveta,
pelo espírito Noel Rosa, médium Martha G.Thomaz)



Este texto nos mostra uma coisa importante nos dias de hoje, e é a perseverança, que não nos deixa desistir nos piores momentos da vida, e além de tudo superar nossos medos e os desafios do dia a dia, nós os Noelitos temos que ter muito disso, afinal irão acontecer imprevistos, falhas e fracassos, mas temos que ser fortes para podermos levantar a cabeça e seguirmos em frente.
Neste aniversário de São Paulo desejo a todos muitas felicidades e força para enfrentar os dias difíceis com a cabeça erguida e de bom humor! =D
Um bom dia e uma ótima semana á todos!
Lucas Prestes Martinez.

domingo, 23 de janeiro de 2011

A lenda de Hiyoku

Deixo hoje ,a Lenda de Hiyoku, que relendo a 1ª. Edição do Jornal Xurumbambo (logo estaremos falando melhor sobre o 1º. Jornal do Grupo Noel publicado em 1977) , tive o prazer de conhecer e gostaria de apresentar a vocês:

“O Hiyoku é um pássaro imaginário.Nasceu na mente daqueles que possuem o amor como o bem maior do universo.
O Hiyoku tem somente um olho e uma asa.É um pássaro triste e solitário ,incapaz de viver individualmente.
Mas,quando Hiyoku encontra sua companheira e por ela se apaixona,então seus corpos se unem,como feixes de trigo,formando um único ser.Um único pássaro belo e forte.Capaz de voar livre e aberto de ver e viver.Capaz de encontrar a brancura da paz e de felicidade.”

Uma lenda tão antiga, mas tão atual, não é mesmo?
Se nesta lenda antiga já deixa bem claro a lição de que falta amor no mundo, hoje infelizmente a coisa não mudou muito.
Não é o amor carnal, é o amor fraternal !
Está faltando amor na família,na amizade,no companheirismo, em tudo...
É clichê demais dizer que precisamos do amor para sermos felizes?
Você sabe amar a si mesmo e ao próximo?
Todo mundo diz que as primeiras lições começam em casa ,engraçado que essa lição está em desuso. Precisamos movimentar o nosso coração!
Aliás ,o amor é muito curioso, pois , quanto mais o dividimos, mais ele cresce e mais forte se torna.
Eu espero que todos nós consigamos  levá-lo  a aqueles que  estão próximos ,  a arma mais forte que existe,o AMOR!
Que todos tenhamos uma semana maravilhosa!
Obrigada a 1ª.Turma de Jovens do Grupo Noel (1977)
Camilinha

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Preserva a ti próprio

“Vai, e não peques mais.” – Jesus. (João, 8:11.)
A semente valiosa que não ajudas, pode perder-se.
A árvore tenra que não proteges, permanece exposta à destruição.
A fonte que não amparas, poderá secar-se.
A água que não distribuis, forma pântanos.
O fruto não aproveitado, apodrece.
A terra boa que não defendes, é asfixiada pela erva inútil.
A enxada que não utilizas, cria ferrugem.
As flores que não cultivas, nem sempre se repetem.
O amigo que não conservas, foge do teu caminho.
A medicação que não respeitas na dosagem e na oportunidade que lhe dizem respeito, não te beneficia o campo orgânico.
Assim também é a Graça Divina.
Se não guardas o favor do Alto, respeitando-o em ti mesmo, se não usas os conhecimentos elevados que recebes para benefício da própria felicidade, se não prezas a contribuição que te vem de cima, não te vale a dedicação dos mensageiros espirituais. Debalde improvisarão eles milagres de amor e paciência, na solução de teus problemas, porque sem a adesão de tua vontade, ao programa regenerativo, todas as medidas salvadoras resultarão imprestáveis.
“Vai, e não peque mais.”
O ensinamento de Jesus é suficiente e expressivo.
O Médico Divino proporciona a cura, mas se não a conservarmos, dentro de nós, ninguém poderá prever a extensão e as consequências dos novos equilíbrios que nos sitiarão a invigilância.                   
Pão Nosso

Todos os dias de nossas vidas recebemos novas oportunidades de aperfeiçoar nosso espírito através de novos desafios e de metas a serem cumpridas. Porém, nós decidimos se o fazemos ou não, através do livre arbítrio que nos é concedido. Ao aderir a essas missões e dar sempre o melhor de nós para realizá-las, estamos subindo um degrau e nos aproximando dos ensinamentos e vontades dos espíritos que buscam pela evolução de nosso espírito, e do Mestre Divino.

As missões aparecem em nosso caminho de diversas formas e na hora em que estamos preparados para recebê-las. As missões do nosso grupo estão apenas começando, tomando forma e sendo trabalhadas para que se encaixem corretamente no que devemos fazer e do jeito que devemos chegar aos resultados esperados. Juntos, aproveitando o melhor de cada um, conseguiremos cumprir essas missões de forma brilhante e sem perder as oportunidades de evolução tanto individual, no coração e no espírito de cada um, quanto como um todo, na essência e resultados dos Noelitos!

Boa sorte para nós, e obrigada a todos que nos auxiliam aqui, e no plano espiritual!

Lari

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

2011

2011 chegou. E com 2011, chegou a nossa hora. Hora de trabalhar, hora de perseverar, hora de rir, sorrir, chorar, se estressar, opinar, concordar, discordar para, no fim e ao cabo, tudo dar certo.

É chegada a hora de espalharmos amor, esperança e fraternidade. De mesclarmos a experiência de uns com a vitalidade e disposição de outros para nos aprimorarmos e, assim, melhorarmos nosso trabalho.

Não podemos nos esquecer que tudo isso tem origem lá atrás, há quase seis décadas, quando aqueles que hoje são pais, avós, bisavós ainda eram apenas pais e filhos. Naquela época também houve a mescla da experiência de uma turma de abelhinhas com a vitalidade e disposição de uma turma que de xurumbamba não tinha absolutamente nada.

Nem o jornal Xurumbambo era realmente xurumbambo (cacareco, badulaque, coisa sem valor). Tudo o que eles construíram ao longo dessas seis décadas é de extremo valor para a nova geração que hoje surge e que, no futuro, estará onde eles hoje estão.

Abelhinhas, Xurumbambos e, agora, Noelitos. É, amigos, é chegada a nossa hora. E, como formiguinhas, realizaremos nosso trabalho um dia de cada vez, um pouquinho por dia, construindo, assim, um trabalho bonito, amoroso e fraterno.

Não podemos nos esquecer que somos um grupo, um time. Aqui, não há nenhuma estrela ou ninguém que ocupe papel de destaque. Todos somos importantes mas não podemos nos colocar na posição de insubstituíveis, pois o trabalho deve seguir, como o Grupo Noel segue firme, forte e vigoroso até hoje.

Não posso deixar de ponderar que, como é de conhecimento geral, amplo e irrestrito, sou chato. E como chato que sou, cobrarei disciplina e responsabilidade. Mas não como se faz em uma ditadura ou em um regime autoritário. Vivemos em uma democracia e, aqui, no nosso microcosmo, em uma democracia fraternal, onde os princípios que nos norteiam são: amor, fraternidade, perseverança, responsabilidade e disciplina.

Estou extremamente feliz de poder fazer parte dessa história com todos vocês. São todas pessoas maravilhosas, com garra, fibra, vontade de vencer. E agora vocês todos tem o espaço e a oportunidade de colocar isso em prática!

Noelitos, ao trabalho! E nunca se esqueçam: como já dizia Fernando Pessoa "TUDO VALE A PENA QUANDO A ALMA NÃO É PEQUENA!"

Fá - 17.01.11